Renda do Capital X Renda do Trabalho e Concentração da Riqueza Financeira

Vale apena dar uma lida no material publicado pelo Professor Livre da Docente da Unicamp, Fernando Nogueira da Costa. Excelente Trabalho.

Cidadania & Cultura

Descobri no Jornal GGN uma síntese muito bem elaborada por Luiz de Queiroz e Pedro Garbellini do assunto abordado por mim no 65º Fórum de Debates Brasilianas.org: ‘Dinheiro de Pobre’: Inclusão Social no Sistema Financeiro. No dia do sexto aniversário deste modesto blog pessoal, é o meu presente!

A desigualdade social no Brasil pode ser observada a partir da interação dos cidadãos com o sistema bancário. Terminada a Era Neoliberal, o país entrou em um Período Social-desenvolvimentista no qual o acesso popular a banco e crédito foi tratado como política pública.

Apesar de o país ter um número muito restrito de pessoas concentrando a maior parte dos recursos financeiros, os bancos que se prestaram a atender apenas a essa elite não conseguiram competir.

Nos últimos anos, o market share dos bancos estatais cresceu, enquanto que o dos bancos privados diminuiu. Além disso, bancos nacionais compraram estrangeiros, que não enxergaram as oportunidades…

Ver o post original 1.201 mais palavras

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s