Inteligência Epistêmica: O Que São Crenças, Afinal? (Ayaan Hirsi Ali)

Para refletir…muito interessante, vale a pena dar uma lida nas ideias de Ayaan Hirsi Ali, muito bem expostas pelo Blog  “Inteligência Epistêmica”. Há um material muito interessante.

A compreensão de nossa realidade por perspectivas distintas aguça nosso senso do real. Passamos a entender nossa realidade por ângulos maiores, mais amplos…

O Que São Crenças, Afinal? (Ayaan Hirsi Ali)

As crenças do subconsciente estabelecem os limites do que você pode ser, ter ou fazer Mantenha suas crenças positivas por que… Suas crenças tornam-se seus pensamentos, seus pensamentos tornam-se suas palavras, suas palavras tornam-se suas ações, suas ações tornam-se seus hábitos, seus hábitos tornam-se seus valores e seus valores tornam-se seu destino. (Mahatma Gandhi) Primeiro de tudo, o que se entende por crença? As convicções são as certezas, tudo o que acreditamos ser verdadeiro. Nossas crenças são o fundamento da nossa personalidade e aquilo que alcançamos em nossas vidas. Elas nos definem com valor ou sem valor, poderoso ou fraco, competente ou incompetente, confiante ou suspeitoso, seguro de nós mesmos ou dependente, flexível ou rígido, amado ou odiado. Nossas crenças têm conseqüências de longo alcance em nossas vidas, tanto positivas como negativas. Nossas crenças afetam o nosso humor, nossas relações, nosso desempenho no trabalho, auto-estima, saúde, e até mesmo a nossa perspectiva religiosa ou espiritual. Mas o que você precisa considerar é que existem crenças conscientes – (racional) da qual temos consciência – e subconscientes – o que é (instintivo) ou inconsciente. Crenças conscientes são todas aquelas certezas que tanto acreditamos. As crenças subconscientes são aquelas verdades escondidas, no sentido de que não estamos cientes de que fazem parte de nós mesmos e de quanto influenciam nossas vidas. Estudos em neurociência indicam que 95% do nosso comportamento depende do nosso subconsciente. Isso significa que se eu tiver uma convicção subconsciente incongruente à consciência, o meu comportamento e minhas atitudes serão influenciadas pela minha convicção subconsciente. Exemplo: eu conscientemente digo posso confiar nas pessoas, mas a convicção subconsciente com relação a esse argumento é que eu não posso confiar nas pessoas. Assim, o resultado é que mesmo que eu desejo acreditar nas pessoas, eu não posso fazer isso, ou eu tenho que fazer um enorme esforço para fazê-lo.

 

Fonte: Inteligência Epistêmica: O Que São Crenças, Afinal? (Ayaan Hirsi Ali)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s