E o futuro do Brasil, onde anda?

Reforma-Politica

Nos dias atuais, muito se tem questionado sobre o verdadeiro papel do Estado. E, se estas Instituições Públicas podem realmente funcionar e cumprir o seu verdadeiro papel previsto na Carta Magna, ou seja, zelar pelo bem comum e pelo pacto social. Por definição, grosso modo, sabemos que o Estado é uma instituição pública organizada política, social e juridicamente, obviamente gerenciada por um governo, com soberania, responsável pela organização e pelo controle social. Entretanto, o que se vê atualmente transcende o respeito e a moralidade não só a própria democracia de direito e seus fundamentos principais, mas ofende a cada cidadão brasileiro com tantos escândalos de corrupção e usurpação de poder.
Sabe-se que a palavra DEMOCRACIA origina-se do grego demokratía que é composta por duas palavras menores, demos (que significa povo) e kratos (que significa poder). Neste sistema político, o poder é exercido pelo povo através de seus representantes eleitos. Logo, trata-se de um regime em que todas as importantes decisões políticas estão com os representantes do povo, que os elegem por meio do voto. Poderíamos dizer que no fundo, são dados votos de confiança pela população que elege aqueles que irão dirigir nossa sociedade. Obviamente, partindo-se desta premissa, poderíamos dizer que todos aqueles que buscam serem eleitos em funções públicas, seja ela qual for, no fundo são imbuídos pelo desejo de representar os cidadãos, a sociedade e conduzi-la dentro de princípios fundamentais de democracia e ética. Infelizmente, não é isso que estamos presenciando atualmente. O que se vê na mídia em geral são constantes e intermináveis escândalos de corrupção, de obras públicas não terminadas, de prefeitos e vereadores de vários municípios, deputados e senadores, presidentes e ex-presidentes serem bombardeados por acusações de desvio de verba aqui, corrupção acola, enfim, um caos constante na política.
Para refletir: Por que há tantos escândalos? Será que tais indivíduos quando eleitos buscavam fazer o melhor pela sociedade? Será que suas promessas durante as eleições eram verdadeiras e motivadas pelo desejo de uma sociedade mais justa, igualitária, ética?
Qual a raiz do problema? O que fazer para mudar?
Sabemos que o papel do cidadão é o mais importante de todos, pois é o conjunto de cidadãos de uma sociedade que escolhe o tipo de sociedade em que pretende viver, determinando os papéis das suas principais instituições e agentes. Além, de escolherem aqueles que irão representa-los democraticamente. Claro que com o advento da globalização, de uma maior escolaridade e os consequentes avanços em tecnologia, estreita-se a relação cidadão e seus representantes. Hoje, é possível mandar e-mails com um toque no celular. Podemos e devemos, a meu ver, cobrar suas promessas. Acompanhar de perto suas ações públicas e verificar se tal representante realmente tem feito algo pela sociedade e cumprindo tudo que prometeu nas eleições. Falar é fácil. Agir que é difícil.
Pergunto-me, será que o cidadão é realmente mais informado? É ativo, exigente e participativo?
Será que nosso sistema educacional tem cumprido o seu papel?

Democracia

O objetivo dessas palavras é servir como alerta.

Eleições estão chegando… e qual o futuro de nossa política?

Quem iremos eleger… Os mesmos… Outros… Aqueles ou estes…. Não sei o que virá depois! Apenas, restrinjo-me a dizer o que penso e escuto de amigos e colegas:

“ninguém aguenta mais essa situação política! Muitos dizem preferir não votar, pagar multa. Ou votar em Branco.”

Confesso que sou contra.

Devemos sim, ao contrário, nos unir cada vez mais, enquanto cidadãos, grupo social, mobilizar-nos, ficar atentos, analisar e avaliar MUITO BEM aqueles os quais depositamos confiança e mereceram nosso voto…

Cobrá-los constantemente…

Todos queremos um BRASIL melhor, mais justo, ético e de PAZ… que prospere!

UM BRASIL FELIZ!

vai brasil

Anúncios

Um comentário sobre “E o futuro do Brasil, onde anda?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s